domingo, 25 de julho de 2010

A forma como te pintas......

Por um pequeno espaço físico e de tempo. Por uma pequena quantidade de palavras locucionadas. Por alguns pontos estratégicos. Por, também, outros pontos não estratégicos. Por uma partida de futebol e pelo preto (e frio) "possante".

Por todas as decepções previstas e imprevistas. Pelas ligações não recebidas. Pelas mensagens não envidadas e pela segurança não estabelecida. 

E pelo "feliz aniversário" que não veio - já esperado em não vir.

Pelo sorriso simples. Pelo abraço forte, calmante e arrebatador. Pelo "no ouvidinho"....... Pela simplicidade de teu viver e pela audácia de tuas conquistas.

Pelas cores que insistes em não querer pintar. E pela vida que desejas ter.

Entretanto, quem sou eu para dizer quais tons pintar tua vida??? 

Se, para ela, não disseste  - ainda -  que queres um quadro.




* Obra de meu artista plástico favorito, Romero BRITO.

sábado, 24 de julho de 2010

Quando eu completei 19 anos

22 de Julho de 2010. 

Completei 19 anos. Muitos devem se perguntar: " Mas sim, e aí ???" e até mesmo, " O quê que tem fazer 19 anos??? "........ AAhhhhhhh, Caros leitores.... completar bodas.... é  sempre superar mais um degrau. Ser abençoado (a) em ter ar nos pulmões, coração batendo bem forte, sangue a "maratonizar-se" pelas veias...... e tudo, tudinho, funcionando dentro de si - principalmente na região norte de nosso compêndio muscular: o cérebro.

Eis a grande máquina.

Entretanto, sem nos apronfundarmos na aula leiga de anatomia, friso a essência deste órgão. Não em sua composição visível, mas sim, naquela que nos obstina: a consciência, o eu-lírico, o eu interior, a mente...... ou seja lá a infinitude de adjetivos que correspondem ao " meu pensar".

Sim, fiz 19. E o que muda??? Muito. Descobri, em algumas partículas de segundos, com uma perspectiva um pouquinho mais apurada ( alma de Letrando), a vida. "Tão jovem e já a conhece, Vanessa???" Não. Não por inteiro. Talvez nunca faça análise com ela; talvez nunca tome um chá inglês ao seu lado - para que eu descubra seu íntimo. Contudo, EU disse olá....e, educamente, soltei: " Acho que já vi você antes, sabe???"

Observei que o reencontro é fundamental. Reencontrei-me com o exterior - de modo impactante e , sentimentalmente, emocionante. Recebi " Felicidades" de inúmeras pessoas ( umas até desconhecidas).  

Isso tornou-me grande e ao mesmo tempo PEQUENA. Foi neste momento que me dei conta onde faltei e onde exarcebei.

Foi perfeito. Mais um reencontro.Obrigada.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Era prosa agora é poesia.......

Eu me rendo: já não consigo fazer prosa... 

Definitivamente, agora, é poesia. Sim, poesia. Dos encantados, dos desesperados, dos desnutridos, dos sonhadores e dos destemidos.

Já não me permito a desistência, inconveniência e a incongruência. Não sei escrever poemas. Sei, quem sabe, fazer um pouco lá de poesia.... um pouco cá. Guardo para o melhor, o melhor de mim.

Algo me aperta por dentro - um pouquinho - mas, o permissível e o percebível. Entretanto, não obtenho respostas do outro lado.


Ahhh.... o outro lado......

Quero soletrar aos quatros cantos o que encontrei do outro lado. Este outro lado responsável pelas minhas palavras, meus devaneios, meus desejos e minhas realizações...... Desconheço se há começo-meio-fim neste "side". o que bem sei é que lá me sinto bem....feliz. 

talvez ainda não bem eu, porque, o sol ainda não raiou direito.

Para tanto,  não cabem mais em parágrafos minhas palavras. Apenas em versos. O estágio embrionário já se foi....tentei não sê-lo....mas, o quis para mim.


Agora, bobrboleta em flor.
Estou [.....]

Eu almejo o depois.... tal qual, o hoje já não é o bastante.


terça-feira, 6 de julho de 2010

Preciso de um momento só meu...para adentrar meu espaço de aceitação

Eu preciso aprender a falar um pouco menos. Ou seria calar a boca????? Certo. Talvez eu não consiga. Minha essência é falar...falar...falar.... Admito: eu tento guardar para mim aquilo que é meu, entretanto, o espírito sagaz da felicidade não me permite - sempre parto do pressuposto de que, aquilo que é bom e que nos permite ir às nuvens, deve ser compartilhado...... Só que, eu, esta guria que vos fala, quer adentrar o espaço do baú íntimo.....da " pintura íntima".

O trabalho será intensivamente árduo....mas preciso urgentemente de um Stop. Yes, um stop. Preciso ter noção do enunciado... preciso tomar conta de mim. Confesso: tenho um tantinho de inveja daquelas pessoas um tanto quanto introspectivas...... reservadas (esta é a palavra)....... Não me aceito??? Acho que sim; talvez não, também...... O fato é que percebo que o exterior já não aguenta mais minhas enunciações.

Retirar-me-ei de meu espaço locucionário.... não o teatro, porque, como atriz, saio-me melhor como acadêmica. Tenho a sensação que tenho de fechar algumas portas, para que as demais sejam abertas....e a luz digna possa adentrar o recinto.

Eu, do lado de fora, não vou conseguir. Agora, é adentrar o espaço íntimo para o caminho da aceitação. 

Vou seguir, como sempre, com um livro. Bom companheiro. Providenciarei um caderninho de notas - um diário, para os menos "caretas" - para ser minha consciência.

eu ao lado de mim

domingo, 4 de julho de 2010

Para que fazer dos relacionamentos um " cogumelo" ???????

Há um certo número de pessoas que adoram a arte de pressionar os outros - por muita ou por pouca coisa. Não sei ao certo se, no íntimo delas, a inveja , a raiva, o medo e a insegurança são os elementos responsáveis por tal comportamento. O fato é, que, para muitas destas criaturas, "apertar" o outro contra a parede significa obter algum resultado efetivo, claro e suscinto: " quer ou não me quer? "; " vai me pagar ou não?"; " vamos ou não vanos?" ou o famoso " E aí???" .

Não desconsidero aqui o princípio de esclarecimento que devemos a outrem e que, nós da mesma forma, devemos nos prontificar em explicações diante ao mundo. A pressão a qual me refiro é justamente aquela que estabeleço como "pressão crônica": para tudo - e para todos - deve-se " tocar o pânico"

É incrível o desconcerto que este mau hábito ocasiona. Tudo passa a ser obrigação e obrigatório para um tipinho ridículo de pessoas que tentam resolver a vida aos murros, socos e ponta-pés.......Para que devo eu pressionar, atormentar psicologicamente alguém, causar um desconforto mental no próximo, se, na mais calma das intenções, de cabeça fria e como gente descente, posso conversar????? Para que devo pressionar se as palavras e as ações esperadas por mim residem no momento brando de espírito???

Cobrar é algo irritante. Não que devemos sair por aí tocando a sirene de irresponsabilidade aos quatro cantos...mas, porque não ser mais flexível e inteligente???? Sim. Considero o ato de pressionar os outros a torto e a direito coisa de gente burra e de mente oca. Siiiiiimmmmmm. Isso mesmo: pessoas ( no mínimo) inteligentes ocupam-se com coisas inteligentes; elas não precisam estabelecer relações de dependência para se autoafirmarem usando o outro como pino de granada.

Sei que aguardar não é o nosso forte - terráqueos do novo século. Entretanto, aquilo  que é do homem, o bicho não come. 

Experimente não desfrutar de um cogumelo envenenado.

sábado, 3 de julho de 2010

Garotos....e meninas....por um encaixe quase perfeito

Soundtrack: Garotos - Leoni
                    Home - Michael Bublè
I'll be waiting - Lenny Kravitz
In my place - Coldplay
O Vento - Jota Quest
Kiss me - Six Pence None the Richer
Last Kiss - Pearl Jam

O encaixe foi quase perfeito..... eram dois seres despretensiosamente unidos por um só querer; um garoto e uma menina. Não é estranho que não haja algum absurdo do desejar entre essas duas almas. Não. O querer é permitível e permissível até que se concretize o avesso de todos os ponteiros......

[ O encaixe não veio??? Talvez o momento ainda não se fez, a canção ainda não tocou, a fotografia ainda não foi tirada e as lágrimas ainda não se apresentaram... ]

As palavras não foram medidas, os abraços não foram dosados e os beijos, esses.... ahhh... esses surgiram do acaso. Vieram, sabem eles, de um lugar-comum: do presente.

O pretérito imperfeito-perfeito-quase-que-perfeito, no momento, não é de grande valia. O que vale agora é o presente, é o estar bem de hoje.... O que não foi dito ontem, passou. O que desejam fazer amanhã... é o que na verdade os toca, os guia e  os apetece. 

Destemidos. Justo, destemidos: " hoje aqui, amanhã não se sabe". Não, eles não caíram no "conceito-chave" de viver intensamente como se fosse o último dia.... Não. O último dia pode ter sido o de ontem - hoje, mais um dia, fazem-se novos.... o que passou, o ontem, reside agora no fundo do baú de cada história - se alguém preferir, pode ser estória.

[ O cheiro agradável do perfume ainda permanece....as lembranças ainda frescas provocam, instintivamente, o sorriso tímido no canto da boca. Das palavras proferidas ao pé do ouvido, só restaram o calor entre ambos os corpos. ]

Ainda permanece o desejo de encaixe...... 

[ No entanto, condizente com a música surda que não tocou, mas impregnada nos raios de sol que atravessaram a fresta da janela e fundiram-se com o amarelo do quarto, está o entrelace de mãos....o junto, o colado..... ]

o estar entre eles.