terça-feira, 30 de julho de 2013

Pat Peoples poderia ser meu/seu melhor amigo

Talvez o Pat tenha os maiores problemas do mundo, problemas que eu e você talvez nunca tenhamos passado e que, provavelmente, depois de conhecer a história dele,rezará a todos os santos para não passar. Mas Pat, ex-professor, recentemente saído de uma clínica psiquiátrica, um cara de 30 anos que tem: mais de sete caixas de remédios para tomar duas ou três vezes ao dia; um pai que quando não está de lua, fala com ele; um irmão bem sucedido que se esforça para ser o irmão que foi um dia; um melhor amigo negro que também está no "lugar ruim"; um outro melhor amigo dos tempos antigos que tem uma esposa que o controla e controla a amizade dos dois. Uma mãe super dedicada; uma Nikki que é a causa de seus problemas e uma Tiffanny - que talvez seja a sua solução. 

Tem também o Eagles, time de futebol americano que o situa no mundo (ou facilita o processo) depois que ele sai do "lugar ruim".

E uma figura importante, chamada Kenny G, que vai tentar matá-lo várias vezes. 

Juntando todos, existirá uma meta: esconder de Pat o tempo real que ele ficara fora de suas vidas (foram anos, mas concretizar um tempo em uma escala é algo inviável a todos eles. Pat Peoples [ainda] não pode saber que passou mais de três anos tentando superar a internação, ocasionada pela infidelidade de  Nikki, em uma clínica psiquiátrica, acompanhado pelo doutor Patel). 

 eu sei que é de outro filme, mas isso não interessa]

Mas há algo que Pat Peoples enxerga melhor do que muita gente: o lado bom da vida. Sim, que ele tem "um descompasso psicológico", sim que ele corre todos os dias, incansavelmente, com um saco de lixo enfiado no corpo para poder perder gordura mais rapidamente, sim que ele faz isso para agradar a Nikki, sim que ele corre também todos os dias com a sua versão descompassada feminina - e ninfomaníaca, Tiffanny - mas nada disso faz com que Pat deixe de ser menos ser humano do que nós. E SIM, ele faz isso porque acredita que podemos e que existe algo de bom nesta vida; o lado bonito das coisas, a utopia que não é utopia, a realidade que é alcançável e subvertida por muito de nós.

Pat não é um louco desenfreado viciado em exercícios. Pat é uma pessoa que luta para ser alguém melhor, pelo simples fato de ter esperança que a vida pode ser boa. Sim, Pat poderia ser meu melhor amigo porque ele não ficaria no sofá da minha casa, apenas vendo Tv comigo, devorando um pote de sorvete depois de algum baque da vida. Se Pat fosse meu melhor amigo, talvez ele nem me chamasse para correr com ele e um saco preto ou azul de lixo, mas Peoples se esforçaria para ser uma pessoa legal pra mim, por achar que é importante, que me faria feliz, que seria muito positivo pra mim e no fim, eu estaria sorrindo e gostando de estar com ele. 

Pat acredita. Ele se esforça, sabe que, no fundo, é importante para alguém e o que ele almeja deveria ser almejado por todo mundo - mesmo sendo a sua ex-esposa, por quem ele tem um amor intenso, nutrido por uma triste ilusão de que ela o espera. Mas Nikki é o amor dele. E é isso que significa. Por esta razão segue em frente, mesmo em partes desmemoriado, segue para alcançar e (re) conquistar um lugar mais sólido, uma vida mais digna, sua independência, um amor e mais outras vitórias para o Eagles - porque, se eles venceram, o pai dele ficará de bom humor dias e dias. 

Em suma, Pat seria um bom amigo porque ele procura por verdades. Se ele procura as verdades da vida, nos faria um bem sendo transparente, sensível e verdadeiro. Um bom amigo, em outras palavras. Certamente, em acessos de raiva, ele não descontaria em você também: correria, faria suas séries de modo incontrolável, até sentir o sangue em seu peito "como se fosse lava". Estaria calmo. Estaria sendo sensato para com o mundo ao redor.

Pat é O lado bom da vida. 

Ah, e outra: Pat Peoples te ensinaria a lição do "superar" - inclusive de como sobreviver ao ataque de um Kenny G e outras intermitências - inclusive do sax de "Song birds".

3 comentários:

  1. ficou ótimo, e pra quem já viu o filme e leu o livro, devo dizer que sua visão ficou divina. Minha querida é escritora? suhaushuahsuahushu

    ResponderExcluir
  2. ficou ótimo, e pra quem já viu o filme e leu o livro, devo dizer que sua visão ficou divina. Minha querida é escritora? suhaushuahsuahushu

    ResponderExcluir