sexta-feira, 5 de julho de 2013

O que "Penny Lane" teve a ver com a nossa vida

Ao som de Penny Lane

Então que Penny Lane nos marcou. Tivemos uma devoção cíclica por ela e, apesar dos pesares, ela sempre nos representará. Lembrei de nossas passeatas com Penny outro dia, ao arrumar minha estante. Uma caixa esquecida no fim da parte superior veio desabando lentamente sobre minha cabeça. Em meio ao chão, fotos, coleções. cassetes e recordações, bati o olho: nossa primeira foto, tirada numa rua boêmia, contemplativa de nossas artes e palco, por diversas vezes, de nosso ex-amor. 


Daí que Penny Lane me fez "te lembrar". E a linha tênue entre o passado e o presente surgiu como que em um passe de mágica. Nosso ex-amor fora contemplado, cortejado e admirado. Tomou conta de muitas cabeças - muitas cabeças que tiveram o prazer de nos conhecer. Me fez lembrar também o quanto bacana foi e bacana será nossa história. 

A vinda de Penny Lane para nossa vida deu-se no verão de 99, quando você ainda era só minha amiga, e em uma roda com meus outros tantos amigos, trocamos olhares solitários (e que nos lembravam os olhos de outra Beatle, a Lucy), quando resolvemos juntos cantar o refrão. Nossos olhinhos de caleidoscópio não negavam: Penny Lane havia nos apaixonado

Foi aí que resolvemos subi-la de patente: virou nossa love song. De lá para as andanças seguintes, foi aquela música de abertura da novela das 8 (porque, convenhamos, nosso ex-amor foi quase uma novela, nem tanto mexicana, mas se formos escrevê-lo, saiba, ficaremos ricos) e a trilha dos créditos do filme da última sessão do cinema. Viramos esquinas, fizemos amor, quebramos dois pratos e 4 canecas. E registramos nosso caminhar sob suas notas.
Penny lane is in my ears and in my eyes
There beneath the blue suburban skies
I sit and meanwhile back
Adoecemos, nos desentendemos, mensuramos tudo e chegamos à conclusão que precisávamos parar. E paramos. E parou. O que Penny Lane teve a ver com a gente é que assim como na canção, tudo tende a acontecer e se renovar ou, simplesmente, de desfazer, ou mais ainda, fazer parte de uma natureza comum. E isso se chama "vida". E e na vida existem poucas certezas. 

Em Penny Lane sempre existirá um banqueiro, um barbeiro, uma rua movimentada. Em nossa vida sempre haverá "algo para acontecer", mas assim como o barbeiro que tinha inúmeras fotos de pessoas que por ele passaram, sempre haverá algo novo a vir. E desconhecido exigindo aceitação.

"Sim" que nossa história foi um dia nova. "Sim" que um dia a gente se fez um par. Mas, sei também que a vida pode trazer boas novas, a mim e a você. E sejamos gratos e felizes por isso. Que sejamos gratos e felizes por tudo. Pois...

"...e daí que como todas as boas músicas, 
todas as boas histórias de amor são eternas. 
O som acaba e a mensagem continua". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário