domingo, 15 de março de 2015

Ainda bem




"I'm getting old and I need something to rely on
So tell me when you're gonna let me in
I'm getting tired and I need somewhere to begin"

[Eu estou ficando velho e preciso de algo em que confiar
Então me diga quando você vai me deixar entrar
Eu estou ficando cansado e preciso de algum lugar para começar]


Fui convidado a me retirar da vida de uma pessoa recentemente. Os burros deram n'água e tudo que havíamos planejado foi-se para a gaveta das recordações não vividas. Tirei tudo da antiga casa, até mesmo a sombra da minha saudade; veio tudo comigo e o fardo não foi fácil de carregar. 

Templo destruído. Fotos apagadas. História que chegava ao fim. Partimos: foi cada um para o seu lado. Eu fiquei do outro lado da estrada, sim, assumo, com receio de pegar o próximo caminho. Pegar a carona da vida e seguir de outro jeito. Sem outra saída,  peguei carona na solidão e caí no mundo.  

O hábito é uma droga alienante. Como nada sobrou, a fuga da rotina foi uma carta ao suicídio e, sinceramente, eu até pensei que fosse morrer na primeira curva chamada madrugada. Dias de guerra. Na sombra da dor, olha que ironia, é que eu descobri que as coisas acontecem. Eu realmente não queria te encontrar porque, simplesmente, é mais confortável a nós ficar nessa de fundo poço, luto ou coisa parecida até o dia em que nossa lucidez desabrocha.

Dei dois passos e recuei duas casas. No recuo, alguém cuidadosamente me pegou pela mão. Com um pouco mais de requinte, achei interessante desfrutar a prosa que a vida estava me mostrando, porque, veja lá, como cansa a dor da desfalecência. É, realmente não dava mais para viver de soluços. 

Fiquei feliz em saber que você veio. Fiquei feliz em saber que já tenho alguém para me ajudar a catar os cacos amontoados no chão da minha vida. Meu discurso provavelmente vai deixar de ser negro para passar a ser mais agradável, apenas. Fico feliz em saber que existem pessoas-recomeço e pessoas-nova chance. Ainda não sei em qual das duas categorias eu me encaixo, mas recomeçar é tão bom quanto o próprio começo. 

Alguém resolveu me dar uma nova chance e eu não vou bancar mais a vítima. A gente precisa sempre sair da estaca zero para poder chegar a algum lugar. Eu acho que consigo te alcançar sim, meu bem. Mas antes gostaria de te dizer:

Ainda bem que você veio, ainda bem. 


Um comentário:

  1. Nessa,

    Que maravilhoso este reinício (tanto no texto quando no blog).

    Recomeçar exige coragem, vontade e muito ousadia sempre.

    AINDA BEM que a gente se renova, que se permite novos ares e histórias.
    AINDA BEM...

    ResponderExcluir